quinta-feira, 13 de março de 2008

Rompendo a Fronteira da Imparcialidade Jornalística

Extrovertido, perseverante e dedicado. Essas características fazem parte do perfil do estudante do 7º Período de Jornalismo, Leandro Pedrosa, além de sua personalidade forte e porque não dizer um bom grau de curiosidade. Sempre atento às novidades do mundo, Leandro nunca perde a oportunidade de se interar sobre os assuntos mais polêmicos. E seguindo essa linha de raciocínio, o estudante investe em seu mais novo projeto de pesquisa que é discutir a cobertura dos assuntos relacionados às FARC (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia), nos jornais dos países envolvidos com os conflitos Colômbia, como os EUA, Venezuela e o Brasil. “Minha real intenção é mostrar o quanto um jornal pode ser imparcial, mesmo que o assunto tratado não seja de agrado do profissional ou do veículo que o aborda”, afirma Leandro.

Para trabalhar esse tema, Leandro conta com o auxílio do corpo docente da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, entre eles estão as professoras, Janaína Maquiavel e Célia Nonato. “Já que a Faculdade me dá a oportunidade de trabalhar com profissionais tão bem graduadas como a Janaína e a Célia, aproveitarei ao máximo essa oportunidade para realizar uma excelente monografia” replica o estudante.

Para alcançar o objetivo que traçou Leandro terá de se empenhar bastante, pois assim como o próprio estudante afirma, se tratando de um tema tão polêmico com as FARC, existem várias fontes de pesquisa parciais e imparciais, e por isso é preciso bastante leitura para discerni o que será ou não proveitoso, para que no fim do ano a resposta seja positiva.

A empolgação com o projeto toma conta do estudante, cada descoberta feita sobre o tema é motivo para sonhar cada vez mais com a sua aprovação por parte da banca que o avaliará, “estou cada dia mais ansioso, não vejo a hora de juntar tudo o que estou conseguindo pesquisar e transformar esse documento não simplesmente em algo que será lido jogado de lado, mais sim algo que gere uma reflexão sobre o verdadeiro papel do jornalista ao tratar de um assunto tão polêmico como esse, e com esse pensamento sei que nada será em vão” fecha o estudante.

Com todo esse trabalho que Leandro está realizando, vale a pena apostar em um projeto conciso, polêmico e que gere sim uma reflexão em todos os que tiverem a oportunidade de ler.

Inclusive, o Leandro também andou escrevendo sobre mim.